domingo, 6 de março de 2016

Meu Big Chop

Para quem não sabe BIG CHOP quer dizer "grande corte", é quando as meninas que estão em transição capilar corta toda (ou quase) a parte alisada, se libertam de uma vez por toda da química.
Provavelmente o big chop é o momento mais esperado de todas as "transitetes", pois durante toda a transição ficamos ansiosas para usarmos nosso cabelo totalmente natural e não vemos a hora de o cabelo crescer o suficiente para nos sentirmos segura após o big chop
Apesar de ser o momento mais esperado é também um momento que colocam muitas meninas em insegurança, pois culturalmente somos ensinadas que devemos sempre manter os cabelos longos, e geralmente todas as meninas que aderem ao big chop deixam o cabelo bem curtinho (como eu). Ficamos inseguras a respeito de como iram nos ver com um cabelo curto, se seremos aceitas, se nos acharemos bonitas.
Mas uma coisa posso garantir: ESSA INSEGURANÇA É PASSAGEIRA.
Eu cortei meu cabelo dia 22 de fevereiro. Primeiro cortei uma mechinha perto da nuca para ver como os cachos iam se comportar, queria saber como é o meu cabelo natural (depois de 10 anos não mais o conhecia). No entanto não tive coragem no momento para cortar todo o cabelo e fui para a faculdade com uma parte do cabelo cortada e outra não (hahaha). Cheguei da faculdade mais cedo decidida de cortar todo o cabelo, peguei a tesoura mais amolada e tomada de uma coragem sobrenatural fui cortando mechinha por mechinha. Via onde terminava a parte lisa e onde começava a parte cacheada e cortava nesse limite. Foi um momento de descoberta, mecha por mecha ia me descobrindo, descobrindo minha verdadeira identidade, meu verdadeiro eu. Quando terminei tomei um susto (confesso), nunca tive o cabelo tão curto. Várias vezes, ainda quando tinha o cabelo "liso" cortei na altura do ombro, mas nunca cortei tão curto.
Assim que terminei o corte sai para mostrar para a família meu novo "eu". Graças a Deus a maioria aprovou e gostou bem mais do meu novo cabelo. No mesmo dia a noite resolvi ir à igreja, queria terminar logo com toda a insegurança e mostrar de uma vez por toda a minha decisão. Naturalmente muitos se assustaram, pois passei toda a transição com o cabelo escovado, mega liso e loiro (hahaha) e do nada apareci morena, cacheada e com o cabelo bem curtinho, no entanto recebi a aprovação de muitos! Sou agraciada por ter ao meu redor pessoas de coração e mente aberta para as mudanças, que aceitam as decisões das pessoas.
O dia seguinte... eu acordei e pensei: QUE LOUCURA QUE EU FIZ? Ainda deitada passei a mão no cabelo e ela não deslisou tanto quanto antes, ela se limitou a 10 centímetros de cabelo mais ou menos.
Transição capilar e Big Chop são decisões difíceis e podem ser momentos dificies, depende muito da pessoa. Tem gente que passa pela transição de BOAÇA, mas tem gente que não consegue lidar com as duas texturas, se sentem inseguras e não belas, o que é natural. Tem pessoas que sabem lidar com o big chop super bem, aceitam o corte de cabelo e aproveitam para se reinventarem. Mas tem pessoas que não conseguem se enxegar com o novo corte.
No entanto tudo, como tudo na vida, é uma questão de tempo. Já estou bem acostumada com meu corte de cabelo. Amo poder lavá-lo todos os dias. É muito prático, molhou, passou creme e ESTOU PRONTA! Ainda tem pessoas que dizem que cabelo cacheado dá trabalho, tsc tsc...
Antes passava hoooras em salões fazendo escova e chapinha.
Mas vale lembrar que após o big chop o cabelo não irá se transformar no cabelo mais maravilhoso do mundo, não vai ter os cachos mega definidos. Na verdade o cabelo fica mega sem forma, os cachos ficam com uma definição meio desconcertada; tudo isso é fruto de anos de químicas e um couro cabeludo bem danificado pelos processos. Por isso, devemos ter muita paciência, carinho e amor por nossos cabelinhos para cuidarmos da maneira correta para que ele se torne um cabelo saudável e tome forma o mais rápido possível.
Meu cabelo ainda está se moldando, estou fazendo ao máximo para cuidar dele direitinho, isso inclui cronograma capilar, técnicas especificas, e muita, MUITA dedicação.
Sabe, quando cuidamos e amamos meu cabelo ele nos retribui todo esse cuidado, em breve sei que verei minhas molinhas saudáveis e definidas.
Então meninas, desejo a todas vocês CORAGEM E PACIÊNCIA!
Coragem para aceitar o seu cabelo natural, coragem para passar pela transição, coragem para fazer o big chop.
Paciência para suportar a transição, paciência para cuidar dos seu novo cabelinho e paciência para saber lidar com comentários e atitudes de pessoas preconceituosas e intolerantes!
Um BEEEEIJO


Logo quando decdir assumir os cabelos naturais. Como disse, sempre o mantia escovado, nao me sentia segura para assumir as duas texturas. Ele estava bem grande.



Primeiro corte depois que decidi passar pela transição. Cortei bastante para começar a desapegar.


Ultimo corte antes do BC


Pós BC. Me achando linda e segura!


Um comentário:

Deixe seu recadinho!