terça-feira, 1 de março de 2016

Eu escolhi os cachos

Olá, meninas!!
Hoje resolvi bater um papo com vocês, sabe?! Resolvi botar pra fora tudo o que passa na minha cabeça durante 1 ano.
A exatamente um ano atrás resolvi passar pela transição capilar depois de 10 anos de química. SIIIM, desde os 10 anos de idade aliso o cabelo, pois quando era criança meu sonho era ter cabelo para quando dançasse pudesse jogar de um lado para o outro, o cabelo que passava nas propagandas de shampoo onde as mulheres MARAVILHOSAS jogavam o cabelo de um lado pro outro, um cabelo liindo, sem nenhum defeito, sem nenhum ponta dupla, que mais parecia uma seda com todo aquele brilho. Iludida por um padrão de beleza ditado aos quatro cantos do mundo onde o cabelo cacheado é um cabelo "ruim", um cabelo "duro", onde não se podia soltar os cachos (ainda mais se fosse um cabelo volumoso) pois se estaria pagando mico, resolvi aos 10 anos de idade me submeter a uma jornada que parecia eterna: alisamentos,
Quem alisa o cabelo SABE o quão penosa é a rotina para tratá-lo. De 3 em 3 mêses precisa retocar para que o cabelo não fique com duas texturas e a raíz altissima. Se for sair para algum lugar tem que passar pelo processo de escova e chapinha, os produtos de manutenção não são os mais baratos, e o cabelo nunca está saudável.
Alisei o cabelo pensando que meus problemas iriam acabar... pura ilusão, eles só começaram.
durante 10 anos passei por diversos cortes químicos. Uma hora o cabelo estava maravilhoso, outra hora ele estava totalmente impossível.
Era dificil lidar com ressecamento, com pontas duplas, com todos aqueles cuidados que por mais que os tomassem nunca iriam me retribuir o cabelo dos sonhos (aquele cabelo do comercial de shampoo)
Então durante esses 10 anos (conta-se 3650 dias), a cada dia uma parte daquela ilusão foi sendo desconstruída, e a alegria de ter um cabelo liso se tornou em frustração. 
Ter o cabelo liso muitas vezes me fez mais mal do que bem. Quantas vezes fiquei com a autoestima láaa em baixo porque o meu cabelo estava péssimo. Quando ele estava escovado, pranchado e modelado eu me arrumava toda, passava make, me sentia poderosíssima. No entanto, quando ele estava sendo "ele mesmo" eu me sentia horrível, nem vontade de arrumar tinha. Já deixei de ir em aniversários de amigas por conta que o cabelo não estava digno do evento.
Deixei muita coisa passar durante todos esses anos por conta do meu cabelo, e escrevendo tudo isso agora chego a ficar decepcionada comigo mesma devido ao valor que muitas vezes dei ao cabelo, que é algo que se renova, e deixei de dar valor às coisas que realmente valem a pena.
Quantos banhos de chuva, passeios à piscina, praia deixei pra trás ou simplesmente fiquei observando por causa do cabelo...
Dez anos se passaram, de criança hoje posso ser considerada "adulta", assim como tudo na vida o tempo traz consigo mudanças. Hoje em dia devido à discursos emancipatórios, ao empoderamento de mulheres e principalmente das mulheres negras, vários padrões de belezas vem sendo quebrados, e junto com esses padrões a ideia de cabelo perfeito (liso, loiro, domado) está sendo gradativamente mudado.
Hoje em dia os cachos é considerado o "cabelo da moda" e vem ganhando espaço e admiração na sociedade e na mídia. E todo esse espaço, esse visibilidade, motiva todas aquelas mulheres que se submetem às químicas com o intuito de alisar o cabelo a assumirem seus cachos.
E foi assim que aconteceu comigo, eu cansei, eu decidir ser eu. 
Passei pela transição e foi um dos momentos mais difíceis. A transição capilar, para mim, foi uma época de muitas dúvidas. Depois de tanto tempo com o cabelo liso é normal sentir insegurança em mudar radicalmente. Pensei milhares de vezes em desistir... fiz até mesmo as selagens redutoras de volume. Toda a semana estava no salão pois não suportava as duas texturas.
Tem pessoas que passam pela transição super de boa, se aceitando, se suportando. Entretanto comigo não foi assim. Durante a transição fiquei meio loira, depois fiquei totalmente loira, fiz vários cortes.
Até que chegou o dia em que eu me olhei no espelho e decidi cortar toda a parte lisa do cabelo, e cortei. Foi bem do nada mesmo, resolvi não pensar muito pois provavelmente iria me acovardar depois. Então de frente para o espelho peguei uma tesoura e fui cortando mechinha por mechinha e vendo simplesmente brotar da minha cabeça o meu verdadeiro eu. É como ver um jardim florir, cada cacho é como uma flor desabrochando e por muito tempo eu impedia de ter em mim um jardim. A sensação de liberdade é IMPAR! Eu estava me surpreendendo e amando algo que eu tinha comigo. Algo que sempre esteve comigo, que era meu, convivia o tempo todo em mim, se tornou uma novidade. 
Assumir os cachos vai mais além da estética, é acima de tudo uma questão política, uma emancipação. Espero que surtar em outras meninas aquilo que surgiu em mim. Espero que essa nova geração de "cacheadas" impacte o mundo e faça com muitas se libertem da prisão e que outras nem sequer a conheça.
Vale lembrar que devemos usar o cabelo que nos faz feliz. Se você é lisa, assuma o seu liso e se sinta bem com ele. Se você é alisada e se sente feliz assim, permaneça assim, no entanto, se não for feliz, liberte-se e seja!
Espero poder compartilhar com vocês esse meu novo velho eu.
Um beijo!





imagens: google

9 comentários:

  1. Gente , nunca pensei por esse lado , esse texto pode espressar exatamente o que tá dentro de muitos mulheres .... A triste realidade é que elas sabem que vivem numa prisão capilar , mas não se rendem por não acreditar que existe um padrão de beleza original tão lindo quanto aos estéticos platonizado por muitos. Eu Simplesmente amei seu depoimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acontece é que os padrões pré-estabelecidos nos cegam a tal ponto de não conseguirmos enxergar a beleza natural que existe em cada uma de nós. Somos perfeitas da exata forma como somos. Obrigada, Pam <3. Ajude várias pessoas a se aceitarem compartilhando o post

      Excluir
    2. Como é que compartilha o blog?

      Excluir
    3. Como é que compartilha o blog?

      Excluir
  2. Gente , nunca pensei por esse lado , esse texto pode espressar exatamente o que tá dentro de muitos mulheres .... A triste realidade é que elas sabem que vivem numa prisão capilar , mas não se rendem por não acreditar que existe um padrão de beleza original tão lindo quanto aos estéticos platonizado por muitos. Eu Simplesmente amei seu depoimento.

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho!